Abertura da Fraternidade de Santa Isabel da Hungria

No dia 17 de novembro de 2023, na Diocese de Portalegre/Castelo Branco, teve lugar a abertura oficial de uma nova Fraternidade da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, tendo como Padroeira, Santa Isabel da Hungria que dá o nome a Fraternidade.

Assim sendo, neste exato momento, a Fraternidade é composta por três membros distintos: Irmã Paula Maria Gonçalves André, desempenhando a função/missão de Animadora da Fraternidade; Irmã Claudina de Carvalho Leite; e Irmã Nealtina Famata Cassamá.

Assim, a Fraternidade abraça a nobre missão de ser testemunha do Carisma da Hospitalidade, nesta parcela do povo de Deus que ansiava pela presença de uma Comunidade Religiosa.

A celebração

O ato decorreu no Centro Catequético de S. Tiago e foi presidido por sua Excelência Reverendíssima, o Senhor Bispo Titular da Diocese, D. Antonino Eugénio Fernandes Dias. Contou com a amável presença do Reverendo Pe. Nuno Miguel Barradas Tavares Folgado, responsável pelo Centro Catequético, e de alguns Sacerdotes do Arciprestado. Por parte da Congregação, estiveram presentes a Ir. Maria Norberta Pereira Neves, Superiora Provincial, e suas Conselheiras, as Irmãs da Fraternidade da Imaculada Conceição, de Oleiros, e as Postulantes da Congregação. Presentes também alguns membros da Comunidade Cristã de São Tiago. Constou de um momento de oração, seguido da bênção da casa e de um almoço de confraternização.

A tarde

Assim, da parte da tarde, a Irmã Maria Norberta, na presença das Irmãs e das Postulantes, deu posse à Irmã Paula Maria Gonçalves André, como Superiora da Fraternidade de Santa Isabel da Hungria. Sucedeu um lanche de confraternização e uma breve reunião a este momento de celebração fraterna.
Louvamos a Deus, Altíssimo, Omnipotente e Bom Senhor, pela graça de perpetuar, no tempo e na vida da Igreja, o Carisma da Hospitalidade. Somos chamadas a realizar o Bem sempre que houver Bem a fazer! Assim, seguir os passos dos nossos Fundadores – Mãe Clara e Padre Raimundo – e de Santa Isabel da Hungria.
Ademais, no dia 19 de novembro, na Catedral de Castelo Branco, na Eucaristia das 12h, teve lugar a apresentação das Irmãs à Diocese. D. Antonino, com imensa alegria e simplicidade, manifestou o seu apreço pela presença desta Comunidade Religiosa, na cidade de Castelo Branco.

Finalmente, agradecemos sinceramente ao Senhor pela generosidade que partilha com as suas filhas Franciscanas Hospitaleiras. Elas dedicam-se a ser, no seio da comunidade, fermento, luz e sal, conforme preconiza o Santo Evangelho, através do seu serviço simples e da alegre hospitalidade que oferecem.