Celebrarão do dia 03 de maio de 2023

No dia 03 de maio de 2023, de novo o nosso coração entoou louvores ao Senhor Deus Altíssimo, pelo dom da Fundação da nossa querida Congregação!

Te Deum Laudamos aos nossos Fundadores: Padre Raimundo dos Anjos Beirão e Irmã Maria Clara do Menino Jesus.

Os sonhos se cruzaram e o nascimento aconteceu!

É digno celebrar tão importante efeméride e transmitir o nosso júbilo a quem nos rodeia e espera ver o nosso testemunho, de felicidade e de agradecimento, aos que nos legaram o Carisma da Hospitalidade.

O dia foi de festa!

Liturgicamente solenizado, com Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição que, em ação de graças a Deus e aos Fundadores, continuam a expandir a Congregação e o Carisma da Hospitalidade nos quatro continentes!

Ademais, neste mesmo dia, celebraram sessenta anos de consagração quatro irmãs: Maria Pereira Ramos, Delfina Ferreira da Silva, Brígida Moreira da Rocha e Maria Odete Carvalho de Almeida.

Iniciámos o dia com a oração de Laudes, vivida em júbilo e ação de graças.

A Eucaristia, concelebrada pelo Frei José Lima e Padre Hilário, principiou com a procissão solene de entrada:

  • bandeira da Congregação, levada pela nossa Superiora Local,
  • as velas e a Palavra seguida das Postulantes, cantando e dançando ao som de um cântico de rito africano.

Após a homilia, as Irmãs jubiladas renovaram a sua entrega generosa de 60 anos de fidelidade ao Senhor da vida e da vocação.

No final da renovação, a Irmã Maria Engrácia Teixeira de Oliveira agradeceu às Irmãs o seu testemunho de fidelidade. Além disso, incentivou-as a continuar a sua caminhada com alegria e implorando para cada uma.

  • a bênção de Deus,
  • a inspiração dos nossos Fundadores
  • e a certeza da proteção da Imaculada Hospitaleira.

Além disso, a Ir. Maria Engrácia abraçou cada Irmã, com ternura, e ofereceu-lhes uma rosa branca que elas colocaram aos pés de Nossa Senhora.

Depois, no momento de ação de graças, as Postulantes encenaram o cântico “Eu sou Irmã Franciscana Hospitaleira”. Dessa forma, incentivaram-nos, mais uma vez, à gratidão a Deus pelo nosso lindo Carisma Franciscano Hospitaleiro.

No convívio da refeição, participou também a Fraternidade da Casa de Formação.

A tarde, depois das Vésperas cantadas, com alegria e entusiasmo, seguiu-se o Mês de Maria; para louvor de Nossa Senhora, nossa Mãe e nossa Rainha!