Do Hospital Gemelli, onde ainda estava internado, o nosso saudoso Papa Francisco, na mensagem para o DIA MUNDIAL DAS VOCAÇÕES, afirma que todas as vocações são sinais da Esperança que Deus nutre pelo mundo, ao convidar todos os vocacionados a serem Peregrinos de Esperança, porque chamados a sair de si e a trilhar um caminho de serviço por amor.
Toda a vocação, é fonte de esperança! Vocação e esperança entrelaçam-se, no projeto divino, e todos são chamados, em primeira pessoa, a oferecer a vida pelos outros.
(cf. Exort. Apost. Evangelii gaudium, 268).
E o Papa dirige-se aos Jovens e refere a crise de sentido e de valores que os afeta. Por isso, nestes tempos de incerteza, garante-lhes que o Mestre da Galileia conhece e vê os corações e continua a chamar, com amor, perguntando:
Amas-me mais do que estes?
Então: Segue-Me!
Toda a vocação é um “jogo” a sério entre o Espírito de Jesus e cada pessoa. Um jogo que se joga no mais profundo do próprio ser pessoal. Por isso, o Papa prosse-gue:
“Caros jovens, sois chamados a ser protagonistas, ou melhor, coprotagonistas do Espírito Santo!”
A coragem de parar!








“Tende a coragem de parar, de escutar dentro de vós e de perguntar a Deus o que é que Ele sonha para cada um”.
Tende a coragem de parar e de perscrutar qual a resposta pessoal e concreta que quereis dar às grandes questões existenciais:
- Porque estou no mundo?
- Que sentido e que propósito persigo?
- A quem quero dar a minha vida?
O poder transformador do silêncio!
O silêncio da oração é indispensável para “interpretar” a chamada de Deus na própria história e para lhe dar uma resposta livre e consciente.
O silêncio permite compreender que todos podemos ser Peregrinos de Esperança se fizermos da nossa vida um dom, especialmente ao serviço daqueles que habi-tam as periferias geográficas ou existenciais.
«A vossa vida não é “um entretanto”. Vós sois “o agora de Deus”»
(cf. Exort. Apost. pós-sinodal Christus vivit, 178)
Queridos jovens, confio o vosso seguimento de Jesus à intercessão de Maria, Mãe da Igreja e Mãe das Vocações. Caminhai como peregrinos de esperança no ca-minho do Evangelho! Acompanho-vos com a minha bênção e peço-vos que rezeis por mim.
Roma, Hospital Gemelli, 19 de março de 2025.
FRANCISCO
[cf. Mensagem para o LXII Dia Mundial de Oração pelas Vocações]