Mesmo na velhice darão fruto (Sl 92,14)
Mesmo na sua velhice, sou eu Aquele que os sustentará. Eu os fiz e Eu os levarei e Eu os salvarei
[cf. Isaías 46,4]
Sim. A vida de uma Irmã Idosa atualiza esta palavra profética de Isaías.
Assim, seu viver afinou-se como um sonho no diapasão do divino e o aroma da sua fé é como a condensação da fragrância de mil flores que inundou o nosso caminho..
A Irmã idosa foi semente no campo da missão, que floresceu e deu fruto.
Portanto, a Irmã Idosa ensina a beleza do ritmo da vida, que liberta da prepotência do tempo cronológico, tempo de pressas, de relativismo, de finitude, e nos projeta no tempo de Deus, tempo de serenidade, de busca, de ternura, de contemplação.
De facto, a velhice é uma bênção para todas as gerações. É um presente para todas as idades. É plenitude, na finitude do temporal.
Queridas Irmãs Idosas Sois chamadas a ser artífices da revolução da ternura!
Fazei-o, usando, cada vez mais e melhor, o instrumento mais precioso e apropriado que tendes na vossa idade.
Tornai-vos poetas da oração: A oração confiante pode fazer muito.
[Cf. Papa Francisco, 3 de maio 2022]
A Irmã idosa é uma vela radiante de entrega e de luz
Assim, no silêncio e na serenidade, as Irmãs Idosas são missionárias da ternura e da oração. São as nossas testemunhas e missionárias.
Suas vidas atestam a fidelidade de Deus; seu olhar ilumina incertezas; seu sorriso é incentivo na caminhada; seu carinho é acolhimento e ternura.
No entanto, as nossas Irmãs não nos falam de oração, de enamoramento por Jesus, a sua presença constante na capela, o terço na mão pela quinta ou pelos corredores, desvendam o segredo da fidelidade e da felicidade das suas vidas.
Assim, não nos falam de Carisma, mas mostram-nos, em gestos, o que é ser Hospitaleira. A empatia que manifestam com a criatividade das mais jovens mostra que estão inseridas no mundo e situadas no tempo.